A 10ª edição da Semana Arrozeira já está sendo organizada e para o ano de 2017 o tema escolhido é: “Cadeia Produtiva do Arroz: Entraves e Oportunidade”, que irá discutir as alternativas para os problemas que são enfrentados pelo setor orizícola e buscar soluções para que os produtores consigam enfrentar crises. O tema se faz oportuno por conta das mudanças no cenário político e econômico do país que afetam também o setor da produção de arroz.
A Semana Arrozeira de Alegrete é planejada no período de um ano, assim que acaba uma edição a diretoria e equipe responsável já se reúne para começar a organizar a próxima. Marcando os 10 anos do evento, a edição de 2017 contará com uma programação de homenagens e festividades sem deixar de lado a informação e estudo sobre o setor que move a economia da cidade e da região.
No ano de 2017 uma das novidades é a parceria com a Emdime, empresa de empoderamento feminino, que irá ministrar oficinas durante a programação nas localidades rurais do município. Entre os cursos e oficinas estão: Saúde e Beleza no Campo, Cuidados Gerais com Maquinário Agrícola e Economia Doméstica.
A Semana Arrozeira acontece anualmente e já tem confirmado o patrocínio do Fertilizantes Heringer, Super Tratores e CAAL. Em sua segunda edição diversos profissionais da lavoura foram homenageados com o troféu O Taipeiro, homenagem que segue até hoje durante a programação do evento.
Na próxima semana, a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan irá se reunir em Porto Alegre com os presidentes da FEDERARROZ e IRGA para alinhar outras parcerias e fechar os possíveis palestrantes.